O que é exercício aeróbico para pacientes com doenças neurológicas?

Os exercícios aeróbicos garantem que nosso sistema cardiovascular e respiratório trabalhe harmoniosamente, permitindo um suprimento adequado de oxigênio aos músculos em atividade.

Estes exercícios trazem diversos benefícios ao organismo melhorando a qualidade de vida.

A equipe técnica da Sinapse desenvolveu protocolos de treinamento de força muscular, proporcionam melhorias no condicionamento cardiovascular, na capacidade respiratória e ganho na performance funcional. A frequência destes exercícios trazem diversos benefícios ao organismo, proporcionando a melhora na qualidade de vida.

Objetivos dos exercícios aeróbicos.

• melhora no condicionamento cardiovascular
  • aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • aumento da massa muscular
  • melhora do perfil lipoprotéico
  • melhora da saúde do cérebro (paciente pós AVC)
  • melhora do sistema imunológico
  • aumento da resistência à fadiga
  • melhora da coordenação motora, força e equilíbrio

A Sinapse Reabilitação é uma clínica especializada em recuperar e melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam dificuldades ou limitações em suas atividades diárias.

A prática baseada em evidências científicas faz a Sinapse ser referência em reabilitação neurológica e cardiorrespiratória.

Os valores da Sinapse partem de uma visão humanística com o objetivo de ser uma rede de conexão e técnicas que possibilitarão a recuperação funcional e a reabilitação integral do paciente.

Além disso, a clínica estimula a contínua formação e o aprimoramento profissional da equipe a fim de qualificar cada vez mais os serviços oferecidos.

A dedicação integral de uma equipe multidisciplinar é essencial para estimular a esperança de novos momentos de vida plena aos pacientes por ora fragilizados.

SERVIÇOS

• Fisioterapia Neurológica
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória
  • Fisioterapia para Terceira Idade
  • Neuropsicologia
  • Fonoaudiologia
  • Exercícios com Realidade Virtual (“wii-Rehabilitation”)

O acidente vascular cerebral (AVC) pode ser definido como agressão neurológica aguda devida a uma lesão vascular.

A maioria dos sobreviventes exibirá incapacidades residuais significativas, o que faz do AVC a primeira causa de incapacidade funcional no Brasil e em todo o mundo ocidental.

Pacientes que sofrem um AVC podem apresentar déficits de inúmeros tipos e combinações, incluindo alterações sensoriais, sensitivas, motoras, cognitivas e da linguagem. Estudos têm demonstrado que a reabilitação após o AVC é essencial, podendo melhorar a capacidade funcional até mesmo de pacientes com lesões neurológicas graves e incapacidade funcional importante.

Equipe SINAPSE de Reabilitação

A Sinapse conta com uma equipe especializada em reabilitação do AVC.

A partir de uma cuidadosa avaliação das necessidades específicas de cada paciente e de uma interação produtiva com os médicos que o assistem, é desenvolvido um programa multidisciplinar individualizado, com o uso de abordagens modernas e cientificamente comprovadas, incluindo:

• Avaliação médica e neurofisiológica
  • Reabilitação motora e de equilíbrio
  • Recondicionamento cardiorrespiratório
  • Pratica mental
  • Treino de marcha
  • Realidade virtual
  • Reabilitação cognitiva
  • Reabilitação das afasias e da disfagia.

Esperança é o primeiro passo na reabilitação após um AVC.
O segundo é tratar-se na SINAPSE.

O que é Reabilitação/Fisioterapia Domiciliar?

A fisioterapia domiciliar torna o atendimento mais humanizado. Ela é desenvolvida em um ambiente mais confortável e um tratamento individualizado.

Vários são os motivos que levam um paciente a optar fisioterapia em casa. Muitos recorrem por impossibilidade de locomoção, por idade avançada, por estarem acamados e/ou pelo conforto do lar. Além disso, a presença de um familiar ou acompanhante pode auxiliar na reabilitação.

Vantagens da fisioterapia domiciliar:

• Tratamento individual e especializado
  • Comodidade e bem-estar
  • Facilidade para adaptar o ambiente domiciliar com as novas necessidades do paciente

O que é Reabilitação Pulmonar/Fisioterapia Respiratória?

A fisioterapia respiratória visa à prevenção e o tratamento das doenças que atingem o sistema respiratório e cardiopulmonar decorrentes distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Ela melhora o aporte de oxigênio em todo o organismo.

A fisioterapia respiratória deve ser realizada por fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho. Além disso, a fisioterapia pode ser feita na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com o paciente respirando com a ajuda de aparelhos.

Em que condições uma pessoa pode se beneficiar da reabilitação pulmonar?

• (DPOC) Doença Pulmonar Obstrutiva
  • Apneia Obstrutiva do Sono
  • Asma
  • Aspiração Traqueal
  • Bronquite
  • Câncer de Pulmão
  • Fibrose Cística
  • Fisioterapia na UTI
  • Infarto Agudo do Miocárdio
  • Insuficiência Pulmonar
  • Pneumonia

Objetivo do programa de reabilitação pulmonar:

O objetivo é liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente.

O que é a Reabilitação Neurológica?

Reabilitação neurológica é um programa feito para pessoas com doenças, trauma ou desordens do sistema nervoso. A reabilitação neurológica pode com frequência diminuir os sintomas, melhorar as atividades funcionais e o bem estar dos pacientes.

Em que condições uma pessoa pode se beneficiar da reabilitação neurológica?

Lesões, infecções, doenças degenerativas, defeitos estruturais, tumores e desordens do sistema circulatório podem lesar o sistema nervoso.

A seguir estão listadas algumas das condições em que o paciente pode ser beneficiado pela reabilitação neurológica :

• Doenças vasculares como acidentes vasculares cerebral isquêmico (causados por entupimento de um vaso), hemorrágico (causado por sangramento no cérebro) e ataque isquêmico transitório.
  • Infecções como meningite, encefalite e abscesso cerebral.
  • Traumatismo cerebral e traumatismo raqui-medular.
  • Desordens neuromusculares ou estruturais como paralisia facial periférica, espondilolistese cervical, síndrome do túnel do carpo, tumores medulares ou cerebrais, neuropatias periféricas, distrofia muscular, miastenia grave, e síndrome Guillain-Barré.
  • Doenças degenerativas como doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrofica (ELA) e coreia de Huntington.

Objetivo do programa de reabilitação neurológica:

O objetivo da reabilitação neurológica é ajudar o paciente a atingir o mais alto nível de funcionalidade e independência possível, melhorando a qualidade de vida – fisicamente, emocionalmente e socialmente.

O envolvimento ativo do paciente e da família é de vital importância para o sucesso do programa.

Para atingir esses objetivos nosso programa de reabilitação neurológica inclui:

• Avaliação inicial
  • Escolher os objetivos junto ao paciente e aos familiares
  • Treinamento de atividades de vida diária, como comer, se vestir, tomar banho, escrever, cozinhar…
  • Fonoaudiólogo para ajudar os pacientes a falar, ler, escrever, ou deglutir.
  • Monitoramento do stress, da ansiedade, e da depressão.
  • Tratamento para incontinência urinária e fecal.
  • Atividades para promover mobilidade, controle motor, treino de marcha e equilíbrio.
  • Programas de exercícios para prevenir ou diminuir fraqueza causada por desuso, funcionalização do tônus muscular e manutenção do arco de movimento.
  • Atividades para melhorar as faculdades cognitivas, como concentração, atenção, memória e falta de julgamento social adequado.
  • Ajuda para obter órteses a fim de promover independência.
  • Palestras educativas para pacientes e familiares
  • Escalas para medir segurança, independência e necessidades de adaptação do espaço domiciliar.

Equipe multidisciplinar da reabilitação neurológica:

O programa de reabilitação neurológica pode ser conduzido dentro do hospital, a domicílio ou ambulatorial na clínica Sinapse. Vários profissionais especializados fazem parte da equipe como, por exemplo:

• Médico Assistente
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Fonoaudiologo
  • Neuropsicologo

Os profissionais da Sinapse são capacitados para desenvolver técnicas, estabelecer fases da evolução, visando a recuperação plena dos pacientes durante as sessões.